Vias Lacrimais: o que é?

A lágrima é produzida para lubrificar, lavar e fornecer substâncias importantes para a defesa dos olhos. Para que ela não escorra pelo rosto, passa por dois canais que a conduzem para dentro do nariz. Estes canais podem ser obstruídos por má formação, alergia crônica ou infecção. O primeiro caso é percebido nos primeiros meses de vida da criança e a infecção e alergias crônicas são mais comum no adulto.

Obstruções das vias lacrimais é uma condição comum nos consultórios oftalmológicos e representa em torno de 5% das consultas. O principal sintoma da obstrução da via lacrimal é a saída de secreção ocular e lacrimejamento excessivo. É mais comum em recém-nascidos e crianças com até três anos, mas pode ocorrer em adultos acima de cinquenta anos.

Vias Lacrimais: Tratamento

Um em 25 bebês tem o canal lacrimal bloqueado de forma congênita. A obstrução congênita das vias lacrimais está presente desde o nascimento dos recém-nascidos e causa lacrimejamento e secreção ocular importante.

Pode existir abertura espontânea do canal lacrimal, dentro de 1 ano de vida. Após esse período, caso persistam os sintomas, é recomendado realizar um procedimento de sondagem das vias lacrimais, que é um tratamento bastante efetivo, especialmente se realizado antes de um 1 ano e 6 meses de idade.

Para casos em que a sondagem não obteve o sucesso desejado é indicado entubar a via lacrimal com uma sonda de silicone, dilatar a via lacrimal com um balão ou até mesmo indicar um procedimento chamado dacriocistorrinostomia.

Dacriocistorrinostomia: o que é?

A dacriocistorrinostomia é uma cirurgia frequentemente indicada para pacientes portadores de obstrução baixa da via lacrimal e basicamente consiste em produzir uma nova via de escoamento da lágrima.

Essa cirurgia pode ser realizada por via externa, através de um pequeno corte na pele realizado na base do nariz ou pode ser realizada via endoscópica (por dentro do nariz), ambas demonstram um elevado índice de sucesso.