Retina: o que é?

A retina é uma das membranas do seguimento posterior do olho, que tem a função de transformar o estímulo luminoso em um estímulo nervoso e enviá-lo ao cérebro, para que as imagens sejam lidas. A membrana nervosa do olho é ligada desde o nervo óptico até a pupila.

O aparelho que possibilita que o médico oftalmologista examine a retina é o oftalmoscópio, que enxerga o fundo do olho. O estudo do fundo do olho serve como referência para enxergar duas estruturas importantes, que são a pupila e a mácula.

Na retina pode ocorrer uma patologia ocular chamada retinopatia diabética, que é causada por pacientes que tenham diabetes. Isto se dá quando um material anormal é depositado nas paredes dos vasos sanguíneos da retina que é a região conhecida como "fundo de olho".

Retinopatia Diabética: O que é?

A retinopatia diabética (RD) é uma doença que afeta os pequenos vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro. O aparecimento da retinopatia diabética está relacionado principalmente ao tempo de duração do diabetes e ao descontrole da glicemia.

Quando o diabetes não está controlado, a hiperglicemia desencadeia várias alterações no organismo, dentre essas, as complicações oculares. A retinopatia diabética é a complicação microvascular mais comum do diabetes.

Geralmente afeta ambos os olhos e se não diagnosticada e tratada precocemente, pode levar a cegueira irreversível. E é a principal causa de cegueira em adultos entre 20 a 74 anos.

No entanto, o aparecimento ou progressão da doença pode ser prevenido pelo controle adequado dos níveis de glicose no sangue. Além disso, exames oftalmológicos regulares são essenciais para detectar complicações oculares decorrentes do diabetes e permitir o início dos tratamentos o mais cedo possível, quando as chances de controlar a doença são maiores.

Sobre Nós

Nossa Clínica possui um atendimento
completo para você.

Conheça

Marcar Consulta

Clique e confira nossos horários disponíveis
e agenda online!

Marcar Consulta

Contato

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato
com a gente!

Fale Conosco
R. Sócrates Fernandes de Oliveira, 245 Chácara Urbana - Jundiaí - SP

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira: das 8h às 12h e das 13h às 17h.