Córnea: o que é?

A córnea é um tecido transparente, fino e resistente localizado na parte da frente do olho. Ela permite a entrada de luz e executa dois terços das tarefas de foco, seguida da íris e da pupila. Também possui a função de proteger os olhos.

A córnea é avascular, ou seja, ela não possui vasos sanguíneos, sendo nutrida pelo humor aquoso, pelo filme lacrimal, e por difusão de vasos presentes no limbo.

Além da transparência, uma córnea saudável apresenta curvatura que ajuda a formar a imagem na retina com foco e nitidez, por isso as alterações nesta curvatura prejudicam a visão.

Córnea e sua principal doença: Ceratocone

A córnea funciona como uma lente fixa sobre a íris, e através da pupila projeta a luz sobre a retina. O defeito do ceratocone impede a projeção de imagens nítidas na retina e pode promover o desenvolvimento de grau elevado de astigmatismo irregular e miopia.

O ceratocone é uma enfermidade que faz com que a córnea se projete para a frente, formando uma saliência em forma de cone, o que pode levar ao comprometimento da visão. É uma doença com tendência hereditária, porém fatores externos como alergias e coçar os olhos aumentam o risco de seu aparecimento

Ao contrário de muitas doenças oftalmológicas, os sintomas do ceratocone costuma aparecer pela primeira vez durante a puberdade ou no final da adolescência e incluem visão turva e sensibilidade à luz. É um problema hereditário que afeta de 1 a 2% dos brasileiros nessa faixa etária.

O tratamento do ceratocone visa sempre proporcionar uma boa visão ao paciente, bem como garantir seu conforto na utilização dos recursos que serão empregados, e principalmente preservar a saúde da córnea.

As alternativas de tratamento de modo geral são avaliadas nesta ordem: óculos, lentes de contato, e cirurgias. O acompanhamento constante da doença é importante, porque o Ceratocone é uma doença progressiva, mas hoje existe tratamento para tentar estabilizar a doença, no caso o crosslinking.

É muito importante fazer acompanhamento com o seu oftalmologista, pois ele é o único profissional capaz de diagnosticar todo e qualquer problema de visão que você possa ter. A partir do diagnóstico completo, quanto mais cedo for tratada a doença, maior a chance de evitar seu avanço!